NOTÍCIAS

03/04/2018

MDIC contrata Bright Consulting para dar suporte à elaboração do Rota2030 

Ao contar com os serviços da Bright Consulting, o MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços espera validar as bases para a nova política industrial do setor automotivo.

Desde dezembro de 2017, a Bright Consulting é a responsável pela coordenação de atividades de consultoria ao MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que passou a utilizar o projeto “Automotive Brazil 2025 – Uma Visão de Futuro sobre o Mercado Automotivo no Brasil ” desenvolvido em aliança estratégica com a Neocom Informação Aplicada como suporte à formulação da nova política de competitividade para o setor automotivo dentro do programa Rota 2030.

Segundo Paulo Cardamone, Chief Strategy Officer da Bright Consulting, “os grupos de trabalho do Rota 2030, por mais de 10 meses consecutivos, buscaram sem sucesso alinhar as questões centrais que deveriam suportar a edição da nova política de competitividade devido ao fato de as discussões sobre benefícios e incentivos ao contrário do recomendado se anteciparam à definição da rota tecnológica a ser seguida pelo país”.

Na avaliação de Cardamone, a nova política em discussão tem três focos centrais que, para permitir a evolução competitiva do setor automotivo devem ser ponderados pelo MDIC e Fazenda na hora da concessão dos necessários incentivos ao setor, ou sejam:

1) Regulamentação sobre segurança veicular

Pelo menos 10 sistemas fundamentais de segurança avançada de assistência à condução de veículos, alguns já em processo de regulamentação futura pelo Contran tem de estar previstos no novo decreto para introdução obrigatória nos veículos vendidos no mercado brasileiro nos próximos 5 anos. Como benefício, esta regulamentação diminuiria o número de acidentes fatais em mais de 10% evitando a morte de mais de 5.000 cidadãos brasileiros todo ano.

2) Eficiência Energética e Emissões de Poluentes

A evolução obtida pela legislação de eficiência energética nos últimos 5 anos trouxe avanços tecnológicos na motorização e desenvolvimento dos veículos nunca antes alcançados no Brasil. A média de consumo dos veículos leves comercializados em 2017 evoluiu mais de 15% correspondendo a uma emissão de 130g/CO2/km ou 1,73 MJ/KM, que são desde então o novo baseline para a próxima meta a ser definida pelo governo para 2022 que precisa evoluir no mínimo entre 10% e 12% para que o país se mantenha alinhado aos padrões globais. A simples troca de veículos atuais por novos até 2020 poderá trazer a média de consumo para 1,58 MJ/KM. Como benefícios, além da diminuição das emissões de gases poluentes que contribuem para a melhoria da saúde da população, mais de 15 milhões de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas nos próximos 5 anos contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa. Aproximadamente R$ 45 bilhões deixarão de ser queimados nos motores e serão reinseridos para consumo geral na economia no mesmo período, dos quais R$ 16 bilhões voltarão aos cofres do governo.

3) Pesquisa e Desenvolvimento

Os incentivos globalmente disponibilizados à indústria automobilística para P&D são diretamente relacionados à rota tecnológica que cada país decide seguir e a alocação dos recursos disponíveis estrategicamente distribuída para as áreas de maior alavancagem sendo no momento segurança e emissões as áreas focais no mundo. O governo brasileiro precisa de maneira responsável definir metas desafiadoras para estes dois pontos e definir a rota tecnológica a ser seguida pela indústria no seu desafio de acompanhar a evolução futura dos sistemas de mobilidade e da propulsão dos veículos (Híbridos & Elétricos). Só então definir a quantidade de recursos disponíveis a serem oferecidos ao setor que no caso brasileiro vão estar concentrados mais no desenvolvimento dos veículos. Como benefícios desta ação os consumidores terão acesso a veículos mais seguros, eficientes em energia e conectados tornando a indústria mais competitiva para acessar novos mercados.

Fonte: Texto Final

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil