ARTIGOS

Publicado em 24/05/2021

Consumidores aderem rapidamente à digitalização na compra de veículos

A digitalização das vendas é uma tendência robusta e inevitável em qualquer segmento de mercado. No setor automotivo, a aceleração no uso de alternativas digitais tem sido impulsionada pelo genuíno desejo do consumidor por agilidade, menor custo, maior eficiência e transparência na aquisição de automóveis, serviços e peças.

A transformação digital está em curso e impactará todas as concessionárias, das pequenas às grandes, localizadas nas capitais ou no interior, exigindo a modernização de suas estruturas, tecnologia, processos e perfil das equipes de vendas. As necessidades de adaptação, que tomaram força durante a pandemia, se estenderão ainda por muito tempo, até que se alcance o necessário alinhamento entre os canais físicos e virtuais e o desenvolvimento de soluções “omnichannel” no setor automotivo.

De acordo com Alexandre Ayres, um dos profissionais mais capacitados do Brasil na área de distribuição de veículos e mestre na maioria dos conceitos deste artigo, a capacidade de tratar dados, identificar potenciais compradores e realizar a ativação de vendas por meio de ferramentas digitais será uma capacidade básica da “Concessionária do Futuro”.

A internet já é o principal e mais estratégico ‘locus’ da jornada de compras de automóveis e, em breve, tecnologias como a conectividade dos automóveis irão oferecer novas oportunidades neste complexo ecossistema digital.

Em resposta a este movimento, a infraestrutura física da rede de distribuição também deverá evoluir em busca de redução de custos e maior eficiência, com a incorporação de tecnologias no showroom, redução do tamanho das lojas, diversificação de formatos e adoção de novos modelos de negócios em parceria com as montadoras, como a recente onda de serviços de locação, por exemplo.

A adoção de tecnologias como displays digitais e telas de alta resolução nas lojas físicas, além de proporcionar maior qualidade na demonstração dos produtos, também viabiliza lojas menores, na medida em que os espaços de exposição dos veículos serão substituídos por equipamentos para apresentação virtual dos produtos.

Adicionalmente, a consolidação de marcas a nível global também levará a uma otimização do processo de venda, uma vez que mais marcas serão comercializadas em um mesmo espaço físico, o que facilitará inclusive o link entre virtual e físico.

Difícil acreditar que um veículo seja adquirido sem um teste drive, mas atualmente o consumidor comum e conectado pode escolher, negociar, financiar e até receber seu veículo onde desejar sem sair de casa.

Na verdade, a digitalização das vendas no setor automotivo, uma vez consolidada, tende a trazer aos consumidores finais, além dos benefícios da conveniência, a redução dos preços dos veículos.

O futuro já chegou!

Paulo Cardamone
Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: