DEZ ANOS SEM A INSPEÇÃO AMBIENTAL VEICULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO

Lições aprendidas e como podemos recomeçar de forma estruturada e com o apoio da população.

Janeiro de 2014 foi o último registro de quando foram realizadas inspeções ambientais nos veículos na cidade de São Paulo. Entre outros fatores, como prevenção a doenças relacionadas e o aumento no número de emissão de poluentes à atmosfera, a falta da inspeção veicular contabiliza anualmente perdas de dezenas de bilhões de reais em movimentação de serviços e peças de reposição que deixam de ser efetivados. Mesmo presentes de forma legal em vias públicas, podemos afirmar que as condições de grande parte dos veículos circulantes estejam em desacordo com os parâmetros para os quais foram projetados, principalmente aqueles referentes à regulagem do motor ou componentes voltados à redução de gases nocivos.

Dos 44,8 milhões de veículos circulantes no país, 10,5 milhões podem apresentar alguma irregularidade quando consideramos os índices de não aprovações no Programa de I/M da cidade de São Paulo.

Utilizando os cálculos divulgados há 10 anos e os projetando a nível nacional, com foco nos grandes centros, teríamos uma estimativa de ganho representativo: salvar mais de 9.360 vidas e evitar mais de 24.270 internações decorrentes da emissão de gases poluentes e material particulado, resultando em uma economia superior a R$6,36 bilhões ao sistema da saúde nacional.

O temor negativo da opinião pública por parte dos governantes, decorrente das não aprovações em centros de inspeções, como antes, tende a não ser mais uma preocupação para a impopularidade, nem mesmo na obrigatoriedade de uma taxa anual de inspeção.

Exemplos com o monitoramento remoto, que ocorrem na Comunidade Europeia, especificamente com a iniciativa TRUE no Reino Unido e França, nos dá diretrizes de como podemos fazer sem um investimento centralizador e com um modelo de conscientização nos resultados extraídos por medição da frota circulante em vias públicas em tempo real.

O artigo completo está disponível para download no botão abaixo. Não perca!

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: