ARTIGOS

Como entregar soluções relevantes para o futuro do setor automotivo e da mobilidade

O desenvolvimento e o exercício da capacidade de inovar são as respostas!

A evolução da telefonia celular revolucionou a comunicação e transformou nossas vidas. O uso do hardware do telefone móvel como hospedeiro de uma infinidade de aplicativos consagrou a Apple pela sua rápida capacidade de implementação da inovação. O sucesso da marca, com sua visão de conectividade ampliada, permitiu à empresa investir em dois pilares críticos sem os quais a inovação não teria sido possível: tecnologia e pessoas.

A nível global, as discussões sobre mobilidade têm centrado seu foco na busca pelo hospedeiro do futuro que, de acordo com a grande maioria dos especialistas, será o carro conectado, compartilhado, elétrico e autônomo. Mas, com certeza não será assim.  

Acreditamos que uma revolução de tal magnitude do automóvel requer uma capacidade de investimento que as montadoras não detêm e recursos humanos que historicamente não foram expostos aos desafios de inovação demandados. O conhecimento e a inovação devem focar no desenvolvimento de uma solução para a transformação do automóvel em hub tecnológico.

Valida estas afirmações o grande número de alianças estratégicas acontecendo todos os dias a fim de buscar viabilizar a oferta de produtos e infraestrutura que serão demandadas pelos futuros sistemas de mobilidade.

No caso da Mobilidade Sustentável, acreditamos que o sucesso do implemento da inovação nas cidades depende muito mais da aplicação de soluções inteligentes nas várias áreas da gestão pública, incluindo a de transportes. 

Conceitos de Smart Cities suportados por tecnologias de IoT e AI têm trazido resultados valiosos em inúmeras cidades do planeta e devem ter seu uso acelerado pela administração pública a fim de garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos. A gestão inteligente do tráfego, por exemplo, que já é realidade em grande número de cidades, garante o uso equilibrado e mais limpo do automóvel.

Adicionalmente, no caso do automóvel que passa por uma carga regulatória rigorosa de alto custo, é necessário que o governo tenha uma linha de comunicação aberta com a indústria e um plano de ação que permita aos legisladores adequar os requisitos regulatórios de segurança, emissões e eficiência energética à matriz de fontes renováveis e aos programas já desenvolvidos nos últimos anos no país.

Soluções relevantes para o futuro do setor automotivo, principalmente no Brasil, têm de passar pela utilização efetiva das tecnologias de informação e sistemas avançados de suporte à decisão que permitam empoderar analistas e gestores na sua função essencial. Dessa forma, é possível garantir maior velocidade na seleção de estratégias inovadoras orientadas ao core business e aos objetivos de resultados das empresas. 

Para que o Brasil possa recuperar uma posição de destaque no setor automotivo, é necessário ao país maximizar suas vantagens competitivas regionais com ajustes de competitividade, mesmo que de menor intensidade neste momento. E isso só se materializará com a aceleração dentro das organizações dos processos que potencializam a inovação. 

Paulo Cardamone
Chief Strategic Officer
Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil