Publicado em 29/09/2022
NOVO FIAT FASTBACK
O perfil fastback é o passo à frente do que os SUVs trouxeram em termos de design, mas com um toque de elegância e exclusividade
Por João Marcos Ramos | Automotive Design Consultant
Desde que se instalou no Brasil há mais de 50 anos, a Fiat sempre se destacou pela inovação. Mas não a “inovação pela inovação”, mas o fato de a marca sempre comprar riscos e lançar modelos e motores que desafiavam a visão comum no mercado. O próprio modelo de lançamento Fiat 147, minúsculo para os padrões atuais, foi um grande risco, pois era um modelo de entrada que quebrava diversos paradigmas locais que iam do motor transversal à excelente utilização do espaço interno.

Nos últimos anos, o mercado brasileiro se rendeu aos SUVs. Apesar de ter encolhido quase 50% por conta da crise que se instalou mundialmente, seja pela pandemia ou pela mais recente guerra, há hoje uma profusão de modelos disponíveis, para todos os gostos, mas para bolsos mais abonados.
A Stellantis, grupo automotivo que engloba as marcas Fiat e Jeep, entre outras, tem no mercado externo o seu modelo Fiat 500 X, mas preferiu investir no país trazendo o Jeep Renegade, que logo se tornou um sucesso. A Fiat ficou durante muito tempo sem ter um representante nesta categoria para que não houvesse uma canibalização em família, mas dentro do já mencionado espírito de inovação, resolveu fazer de um limão diversas limonadas.
Primeiro reforçou sua linha de pick-ups com o lançamento da Toro e de uma nova geração cabine dupla de seu best seller Strada. Depois tratou de lançar o mais rápido e simples, uma versão aventureira de seu modelo B hatch, o Argo Trekking, com suspensão mais alta e detalhes exclusivos. Em seguida, usando diversas partes ainda do Argo, lançou seu primeiro “SUV”, o Pulse. Uma frente e traseira novas, mas ainda conservando a cabine e portas do Argo, conseguiu criar um modelo que, aos olhos do consumidor comum, caiu muito bem. Com bastante personalidade e um design elaborado, o modelo também conquistou o consumidor e tem estado entre os modelos mais vendidos.
Faltava, no entanto, a cereja do bolo. Não havia ainda no line-up um modelo que tivesse um design exclusivo, inédito, e que remetesse ao puro estilo italiano. E por questões internas, tivesse uma carroceria diferenciada, que não criasse problemas com seus irmãos da Jeep.
A escolha do perfil fastback não foi por acaso. Ele é o passo à frente do que os SUVs trouxeram em termos de design, mas com um toque de elegância e exclusividade. Por esse motivo, marcas premium, a começar pela BMW, lançaram versões ou modelos fastback. Hoje também Mercedes, Audi, Porsche, entre outras, têm em seu line-up uma versão com este tipo de carroceria.
Apresentado no salão de São Paulo, há alguns anos, como veículo conceito, o modelo de produção foi finalmente lançado e com o nome de… Fastback! Infelizmente quando o modelo chega à produção, muitas modificações são feitas para tornar a proposta tecnicamente viável e também adequar aos custos previstos. O Fastback não fugiu à regra, mas a passagem do conceito para a realidade foi um pouco mais drástica.

Como nos outros carros da marca já citados, o mesmo limão foi utilizado aqui e acolá, e com limitações não tão claras que impactaram no resultado final. O Fastback utiliza-se da plataforma comum com o Argo e com o Pulse. Ou seja, tem um entre-eixos relativamente curto para um carro de porte bem maior. Então, apesar de bem desenhado, dependendo da cor do carro e do ângulo que se vê, o novo Fastback parece carecer de melhores proporções.
A frente, comum ao Pulse e de certa forma longa para este, cai muito bem para o Fastback. Já a bela traseira, exclusiva, parece pesar um pouco em relação ao resto do carro. Noto a falta de um limpador do vigia traseiro, que apesar de poluir visualmente a área, fará falta no dia a dia.

Esta plataforma também acaba limitando o uso de rodas e pneus maiores, e os designers criaram wheel lips (molduras) bem largas para compensar e aumentar a leitura de pneus maiores. Mas este recurso é uma “faca de 2 gumes” e aumenta ainda mais a percepção de entre-eixos pequeno.
No cômputo geral, o trabalho executado por Peter Fassbender e seu time, no Studio de Design da Stellantis em Betim, foi muito bem feito. Desenhar um carro é uma arte, e ao começar com diversas limitações, a criatividade é exigida ao máximo.
O novo Fiat Fastback com certeza não vai passar despercebido onde quer que esteja. É um carro muito interessante, tem presença e atributos para ser mais um sucesso da marca no país.

Office: + 55 19 3397.0175
contato@brightisd.com
Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil
Todos os direitos reservados à Bright Consulting
Desenvolvido por:
