ARTIGOS

Publicado em 21/10/2021

NOVOS SERVIÇOS DE MOBILIDADE

Sumário Executivo do Whitepaper sobre Serviços de Mobilidade

Bright Consulting

A mobilidade urbana é vital nos dias de hoje, pois deve garantir o acesso a serviços para passageiros e mercadorias e é intrinsica à evolução econômica. O conceito de mobilidade urbana está cada vez mais sendo adotado para descrever a variedade de modais que permitem às pessoas se moverem ao redor do mundo. Essa evolução de “transporte” para “mobilidade” representa uma grande mudança em como os sistemas de transporte são projetados e gerenciados. Enquanto o transporte é principalmente um conceito de sistema, a mobilidade é focada no elo final.

A urbanização segue em um ritmo acelerado, colocando uma grande pressão sobre o planejamento, recursos e infraestrutura das cidades. Um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades em todo o mundo é a melhoria e expansão dos sistemas de mobilidade urbana. Em muitas cidades, os sistemas de mobilidade existentes já são inadequados, enquanto a urbanização e a população ainda estão aumentando. Em 2050, dois terços da população global viverão em cidades, ante cerca de 55% hoje, de acordo com as Nações Unidas. A infraestrutura urbana existente pode não suportar tal aumento de veículos nas estradas, por exemplo.

As cidades tradicionalmente resolvem esses desafios adicionando mais capacidade para atender à demanda. No entanto, uma abordagem de capacitação por si só não é eficiente nem sustentável. Além disso, muitos países enfrentam hoje uma forte necessidade de atingir metas políticas de redução de emissões (CO, NOx, ruído etc.) e gestão do espaço público (congestionamento e poluição), equilibrando necessidades de mobilidade com qualidade de vida e sustentabilidade.

Desde o início do século XXI, temos assistido a uma revolução tecnológica, com abordagens baseadas em comunicação que permitem soluções radicalmente diferentes à mobilidade, tanto para indivíduos como para bens. Temos testemunhado, também, o surgimento de uma geração menos focada no automóvel, constantemente conectada, impaciente e com uma consciência ambiental que está transformando a maneira como as pessoas se movem – os Millenials e a Geração Z (primeiras gerações que não conheceram o mundo antes da revolução digital).

Para gerenciar essa demanda crescente do usuário numa situação de investimentos escassos em transporte por parte dos governos, uma ampla gama de soluções e serviços de mobilidade complementares emergiram adotando abordagens e tecnologias inovadoras: centradas no usuário, inteligentes, multimodais e intermodais – são os Novos Serviços de Mobilidade (NMS é a sigla em inglês).

O conceito NMS tem se caracterizado como a forma mais confiável, previsível, eficiente, conveniente e acessível de se locomover de um local para outro, além de oferecer uma forma mais fácil de pagamento. Compartilhamento de carro, carona, viagens e, até mesmo, bicicletas são os novos serviços de mobilidade mais notáveis que estão sendo desenvolvidos atualmente.

Em todo o Brasil, os investimentos em transporte urbano são insatisfatórios e não acompanharam o rápido aumento da taxa de urbanização: 86% da população do país vive atualmente em áreas urbanas. Essa falta de investimento tem afetado principalmente a infraestrutura de transporte público e não motorizado, que é insuficiente para atender à demanda existente e “induz” o usuário final a comprar seu próprio veículo, o que causa congestionamento e intensifica a poluição ambiental.

Por exigência das novas gerações, pelos congestionamentos e pela baixa qualidade dos serviços públicos ou não públicos de transporte, a essência da mobilidade urbana no Brasil, maior economia da América Latina, está mudando da cultura de “veículos próprios” para a cultura de “veículos compartilhados “. Com essa motivação, os novos serviços de mobilidade estão crescendo de forma impressionante e muitas empresas no país estão investindo para obter vantagens neste mercado em rápida evolução.

No entanto, fornecer transporte de ponta a ponta, interligando diferentes meios de transporte e aproveitando melhor as opções de transporte existentes em uma determinada área, são soluções parciais, pois muitas pessoas não têm acesso a estes serviços disruptivos. Novos serviços de mobilidade chegarão com prioridade no transporte urbano, ficando as áreas suburbanas para uma etapa posterior.

A Bright Consulting prevê um impacto discreto do NMS nas vendas de veículos leves no Brasil no curto prazo. Olhando para 2025, o balanço entre os usuários que precisarão comprar um carro para atender às suas necessidades do dia a dia por mobilidade e os que passarão para o NMS pode impactar as vendas anuais de veículos entre 2% e 4%.

No momento da redação deste artigo, a Covid-19 está perturbando a vida diária das pessoas de várias maneiras, incluindo a restrição de viagens diárias, desde arranjos opcionais de trabalho em casa, até paralisações completas. Embora o conselho mais comum continue a ser o de limitar as viagens, ter opções confiáveis e acessíveis para essa viagem é mais importante do que nunca.

Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil