ARTIGOS

Quando os resultados desafiam a lógica

Uma análise sobre o aumento da massa e a melhora da eficiência energética

Os automóveis do mercado brasileiro têm ficado mais pesado a cada dia. Os veículos de maior massa estão ganhando popularidade entre os brasileiros e segmentos como o de SUV’s e Pickup’s têm conquistado maiores fatias de mercado nos últimos anos. Diante do aumento de massa, o desafio para as montadoras é melhorar a eficiência energética. 

Como podem produzir esses veículos de maior massa e ainda assim ter bons resultados de consumo? Via de regra, massa e eficiência são inversamente proporcionais, quando um sobe, o outro desce. Veja abaixo alguns dados da Bright Consulting sobre o mercado nos últimos anos:

Fica muito claro que o mercado evolui em direção ao aumento de massa. De 2016 a 2019, veículos abaixo de 1 tonelada perderam 5,82% de participação no mercado, enquanto aqueles entre 1,5 e 2 toneladas ganharam 2,46%.

Todavia, veículos que têm entre 1 e 1,5 MJ/KG ganharam 3,58% de participação nesse mesmo período. Como isso é possível? Qual o segredo para aumentar massa e melhorar eficiência energética?

A adoção de novas tecnologias é a reposta!

Com o passar dos anos, a tecnologia se desenvolveu lado a lado com os veículos automotores, possibilitando que ganhos decorrentes da adoção de novas soluções fizessem grande diferença em seus novos modelos.

Veja o gráfico a seguir:

Entre 2017 e 2019, por intermédio da adoção de novas tecnologias em seus carros, assim como desenvolvimento de motores mais eficientes, ajustes de software, etc, os fabricantes conseguiram aumentar a massa em ordem de marcha em aproximadamente 22Kg e ainda assim manter o MJ/KG praticamente inalterado por volta de 1,85.

Start stop, turbo e injeção direta são somente algumas das mais de 100 tecnologias que a Bright Consulting monitora constantemente e que ajudam as montadoras a melhorar os seus veículos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Jonas Neri
Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil