ARTIGOS

Conectividade já é fator decisivo na compra de um novo automóvel

Vivemos um momento disruptivo e a revolução está só começando. Veículos autônomos, veículos conectados, veículos elétricos e novos serviços de mobilidade estão mudando os hábitos da sociedade contemporânea e modificando radicalmente os negócios de todos os envolvidos no setor automotivo. Até mesmo as pessoas que vivem conectadas e nasceram diante da revolução digital (Geração Z) estão sendo surpreendidas pela velocidade das mudanças. Há alguns anos, montadoras e fornecedores vêm perdendo seu papel de protagonistas do negócio e estão se aliando – ou até mesmo sucumbindo – às empresas de tecnologia.

O avanço da tecnologia digital, das comunicações, dos dispositivos móveis e das mídias está impulsionando as expectativas dos consumidores para novas funcionalidades e recursos em seus veículos, incluindo serviços e aplicativos conectados à Internet. Os compradores de carros estão cada vez mais interessados em tecnologia e economia de combustível, do que em potência ou torque. De acordo com um recente estudo da Autotrader, mais da metade dos compradores diz que a tecnologia no veículo é mais importante do que a marca. Além disso, segundo o SISTEMA DE MONITORAMENTO DE TECNOLOGIAS VEICULARES da Bright Consulting, em 2018, 46% de veículos conectados foram vendidos no país e é esperado que esse número alcance mais de 70% até o final de 2025.

Independentemente do tamanho do mercado brasileiro e da crise econômica, compradores impulsionados pelos Centennials (Geração Z) solicitarão em seus carros o mesmo nível de conectividade visto em todo o mundo. Os brasileiros dão mais importância aos recursos de conectividade e segurança do que os motoristas de muitas outras nações. Uma pesquisa realizada pela operadora de telefonia Telefônica, de Madri, mostrou que 30% dos brasileiros estão interessados em acessar as mídias sociais em seus automóveis, contra apenas 9% no Reino Unido.

Os produtos e serviços relacionados aos carros conectados farão a diferença e se tornarão um fator decisivo na escolha entre os veículos A e B. Além disso, criarão um importante elo entre montadoras, rede de concessionárias e consumidores. A conectividade em tempo real e os serviços de telemática permitem a melhoria do relacionamento com os clientes, ajudam a entender completamente suas necessidades, possibilitam o oferecimento de novas funções, como diagnóstico, publicidade e, o mais importante, possibilitam a monetização de toda a gama de novos serviços.

Tudo isso afeta a forma como nos relacionamos com nossos carros. Enquanto, para muitos, os carros significaram emancipação e liberdade, hoje, significam apenas uma forma de se locomover do ponto A para o ponto B e conectar-se ao mundo virtual de uma maneira cada vez mais fácil e eficiente.

Por Murilo Briganti

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil