ARTIGOS

Publicado em 14/08/2023

FINALIZADO O MÊS DE JULHO, OS IMPACTOS DA MP SÃO MENSURÁVEIS

A MP 1.175, destinada a impulsionar o setor automotivo, teve a exaustão de seus recursos no dia 07 de julho e, apenas com o fim do mês, foi possível mensurar o impacto da medida.

Os descontos proporcionaram ao mercado o maior volume de emplacamentos desde dezembro de 2020. Julho foi o mês com mais vendas no ano, registrando um total de 214 mil unidades emplacadas. Com uma média diária de 10.220 unidades, representou um aumento de 20% em relação a junho (8.555). Esses dados estão apresentados na tabela abaixo:

Para obtermos uma análise mais precisa, comparamos os meses de março e abril deste ano com o mês de julho. Isso se deve ao fato de que os outros meses foram atípicos e influenciados pela comunicação antecipada da MP, que provocou efeitos negativos nas vendas antes do efeito positivo.

O primeiro impacto observado foi na participação de veículos de até R$ 120 mil (preço teto da MP) nas vendas totais. Enquanto em março e abril essa categoria representava 47% do total de vendas, no período entre a última semana de junho e o mês de julho, esse número saltou para 59%. Esse aumento significativo indica uma mudança no comportamento do consumidor em resposta às medidas implementadas, como mostra a tabela abaixo:

Paralelamente, foi notada uma mudança na participação das vendas diretas para esses veículos, já que a medida provisória se concentrou exclusivamente nas vendas para pessoa física no primeiro mês. Em julho, apenas 48% das vendas dos carros abrangidos pelo programa correspondiam à venda direta, enquanto em março e abril esse número era de 60%. Isso evidencia o impacto da medida nos diferentes canais de venda e nas preferências do consumidor.

Como reflexo dessa alteração, houve também uma mudança da dinâmica regional de vendas. Ao observarmos a distribuição das vendas de veículos de até R$ 120 mil nos cinco estados que mais vendem, podemos notar que Minas Gerais, o estado com maior concentração de vendas diretas, reduziu sua participação de 37% para 33%. Por outro lado, São Paulo, como reflexo do aumento das vendas à pessoa física, viu sua participação crescer de 21% para 33%.

Além da mudança na dinâmica regional, houve uma mudança na segmentação, como a participação de veículos até 120 mil reais aumentou, o segmento de Hatchback superou os SUV’s, contrariando a tendência observada recentemente, com 37,6% de share, foi o segmento com maior participação do período, ainda assim, SUV mantiveram grande participação, correspondendo a 31,7%. Os dados mostram que houve uma inversão nas participações quando comparamos com a participação de março e abril.

Em suma, a MP 1.175, apesar de breve, teve um impacto significativo no setor automotivo, impulsionando as vendas, alterando a dinâmica regional e a segmentação do mercado. Seus efeitos se manifestaram após o encerramento dos recursos da medida, marcando julho como um mês de mudanças notáveis no mercado. No entanto, vale ressaltar que, por conta da antecipação nas vendas, é esperado um leve hiato nos meses de agosto e setembro, com participação maior dos segmentos que não foram afetados pela MP. Deste modo, a projeção da Bright Consulting se mantem em 2,07 milhões de unidades para 2023.

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: