ARTIGOS

Publicado em 08/12/2023

PANORAMA DO MERCADO DE ELETRIFICADOS NO BRASIL

A participação dos veículos eletrificados atingiu 5,1% das vendas em novembro,
o que mostra que o futuro chegou e o nicho passa a ser tendência.

Por André Ganselli

Em 2023, o mercado de eletrificados tem aparecido em posição de destaque nos debates sobre a indústria – até o momento, o segmento cresceu 78% em números absolutos em relação ao mesmo período de 2022. Em participação de mercado, saiu de 2,4% para 3,8% na média do ano, com 5,1% em novembro.

Quem são os principais players deste movimento? Quais os locais onde estes veículos estão sendo vendidos e o tipo de venda predominante? Uma análise robusta baseada em nosso mais recente lançamento, o E-Mobility Scenarios 2030, traz uma ampla visão de como a mobilidade evoluirá no país.

As vendas de veículos eletrificados em 2023 tiveram participação majoritária de veículos HÍBRIDOS PLUG-IN e HÍBRIDOS, com respectivamente 34,4% e 32,7%, seguidos pelos HÍBRIDOS LEVES com 18% e, por fim, os ELÉTRICOS com 14,9%. Um terço dessas vendas foram realizadas no estado de São Paulo, seguidos por Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e demais estados.

O mercado de HÍBRIDOS LEVES manteve sua participação no mesmo nível de 2022 (19%) e a CAOA segue como principal player, com 53% das vendas desse ano, os veículos mais vendidos foram TIGGO 5 e TIGGO 7. Em segundo, a LAND ROVER, com 20% das vendas, concentradas nos modelos DEFENDER, DISCOVERY SPORT e DISCOVERY. Fechando o terceiro lugar, a KIA representa 13,5% desse mercado com as vendas do SPORTAGE e STONIC. Vendas para o varejo representam 84% das vendas desse segmento. Vale destacar que as grandes montadoras instaladas aqui têm planos de produzir localmente esses veículos utilizando as mesmas linhas de produção dos veículos a combustão e a proporção de HÍBRIDOS LEVES deve saltar já em 2024.

Para os HÍBRIDOS, que em 2022 representava 42,5%, a distribuição não é equilibrada: com 77,6% de participação, a TOYOTA lidera as vendas com seus modelos COROLLA, COROLLA CROSS e RAV4, os dois primeiros produzidos por aqui. No entanto, esse número já foi maior em 2022, com 95% das vendas de veículos híbridos vendidos localmente. Com o início de suas vendas em março, a GREAT WALL assumiu a segunda posição e conquistou 12% desse mercado com as vendas do HAVAL H6 na sua versão de “entrada”.

Veículos PLUG-IN foram os que mais cresceram em termos de market share: em 2022 tinham participação de 19% dos eletrificados e, até outubro de 2023 alcançaram 34,4%, assumindo a liderança do sub-segmento. A distribuição entre as montadoras líderes é mais equilibrada e a GREAT WALL, recém-chegada no país, detém o posto de líder, com 20,4% – oferecendo preços muito competitivos e com foco em um modelo apenas, a chinesa têm obtido bons resultados. A VOLVO, antiga líder, representa 19,7% com as vendas dos modelos XC90 e XC60, enquanto, na terceira e quarta posições, mais duas chinesas, BYD e CAOA com 18,5% e 11,9% do mercado respectivamente.

Diferente das outras motorizações, o mercado de PLUG-IN tem uma distribuição similar entre vendas direta e vendas varejo, com GWM e VOLVO vendendo mais de 95% dos veículos através de venda direta, enquanto BYD e CAOA vem com uma estratégia oposta e mais de 88% dos veículos para venda varejo.

No mercado de veículos ELÉTRICOS, a chinesa BYD lidera com 45% das vendas, com o veículo DOLPHIN correspondendo a 63% dessas vendas, seguido do YUAN PLUS. Em segundo, segue a VOLVO, com XC40 e C40 e BMW com a linha I, com veículos como IX3, IX e I4. Vale lembrar que 40% das vendas nesse segmento correspondem a vendas diretas e 60% vendas ao varejo.

O objetivo deste artigo foi oferecer um panorama geral do mercado de eletrificados no país durante 2023, dada sua crescente importância, tanto ambientalmente como economicamente, representando uma mudança fundamental na indústria automobilística. Passando a régua, é possível ver que algumas montadoras se anteciparam na oferta de eletrificados, sobretudo as asiáticas, com TOYOTA liderando o mercado de híbridos e as chinesas focando seus esforços nos HÍBRIDOS PLUG-IN e ELÉTRICOS. Ao ultrapassar os 5%, esse mercado já não é mais nicho no Brasil e continuará a crescer nos próximos anos, transformando toda a cadeia de suprimentos da indústria.

Com o objetivo de fornecer uma visão abrangente, a Bright Consulting desenvolveu o Projeto E-Mobility Scenarios 2030, que traz informações sobre tecnologias de baterias e veículos, legislação, geolocalização de vendas e de infraestrutura, comportamento futuro para o mundo e em dois cenários para o Brasil, assim como o impacto para montadoras, redes de concessionários, fornecedores e sociedade em geral.

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: