ARTIGOS

Publicado em 24/08/2021

QUEM É QUEM NO ROTA 2030

A mensuração de eficiência energética para cumprimento do programa Rota 2030 está próxima

Outubro está chegando e começará o período de medição da eficiência energética (EE), o que determinará as montadoras que alcançaram ou não os objetivos 2022 do programa Rota 2030. De outubro de 2021 a setembro de 2022, todos os modelos, versões e motorizações das montadoras ou importadoras habilitadas no programa terão seus valores de EE ponderados pelo volume de vendas.

Bright Consulting faz o monitoramento de EE por grupo econômico habilitado, marca, modelo e versão. As atualizações são mensais, de acordo com o último ensaio realizado até o mês anterior. Dessa forma, é possível avaliar em tempo real quem passa ou não nos objetivos 2022 do Rota 2030 e ainda quais são os veículos aptos a pleitear benefícios de IPI. A “fotografia” da eficiência energética das montadoras no período de agosto de 2020 a julho de 2021 aparece no gráfico abaixo, medidas em MJ/km (Mega Joules por quilômetro):

Como é possível observar, a grande maioria das marcas estão dispensando uma energia maior do que a permitida pela legislação na média ponderada das suas unidades vendidas entre agosto do ano passado e julho deste ano – apenas 8, dentre os 26 grupos habilitados, atendem aos limites. Algumas exceções honrosas aparecem no gráfico, como Volvo e Porsche entre os importados e Toyota e BMW entre as marcas com produção local. O motivo para este resultado são os veículos híbridos e elétricos oferecidos que, além de possuírem EE muito melhor do que motores a combustão convencionais, se “beneficiam” de fatores de ponderação. No caso de importados, essa transição ficou mais fácil pela possibilidade de trocar o imposto de importação por alíquotas bem menores: zero, no caso de elétricos a bateria, e de 2 a 7%, no caso de híbridos. Para a Toyota, já entram na ponderação os seus veículos híbridos produzidos localmente, Corolla e Corolla Cross, com demanda crescente entre os consumidores. Ponto para as rotas tecnológicas inovadoras. A plataforma AutoDash da Bright Consulting tem capilaridade para os mesmos resultados para modelo e versão.

A ferramenta também faz a simulação de ações necessárias para que cada montadora implemente e atenda às metas do Rota, sugerindo inovações que constam da sua própria prateleira, otimizando custo variável e investimento. Por exemplo: para que todas as montadoras atinjam as suas metas, a plataforma AutoDash prevê que a porcentagem de veículos HEV (incluindo mild-hybrids) deve saltar de 1,2% em 2021 para 3,5% em 2022. Além disso, as tecnologias Turbo e Start/Stop devem se aproximar de 50% e 40%, respectivamente.

Outro conceito fundamental do Bright AutoDash é a demonstração de que determinado modelo e versão se habilita para o benefício de 1 ou 2 pontos percentuais no IPI. Como o mercado é dinâmico, é impossível medir “na unha” todos os veículos mês a mês e o aplicativo de monitoramento AutoDash se torna um instrumento indispensável durante os períodos de medição, para acompanhar o desempenho dos concorrentes. O benefício conseguido com a redução de 1 ou 2 pp de IPI paga por larga margem os investimentos para melhor monitoramento e incorporação de novas tecnologias. Como fazer isso sem o Bright AutoDash?

Se sua empresa se encontra no período de habilitação para as metas 2022 do Rota 2030, é essencial monitorar os resultados de eficiência energética de forma sistêmica, com abrangência, flexibilidade, em formato digital, ao alcance de um click.

Quer conhecer o Bright AutoDash?

Murilo Briganti
Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: