ARTIGOS

Publicado em 05/11/2021

VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Sumário Executivo do Whitepaper sobre Veículos Elétricos e Híbridos

Bright Consulting

A eletrificação do setor de transportes promete vários benefícios para as áreas urbanas e para o mundo todo. A mobilidade elétrica é uma inovação crítica para enfrentar as mudanças climáticas, reduzir a poluição do ar e melhorar a utilização eficiente da energia. Para atingir a meta de limitar o aquecimento global a bem menos de 2° Celsius, estabelecida pelo Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o setor de transporte – que responde por 24% das emissões globais de CO2 – precisará adotar rapidamente alternativas de emissões mais baixas ou zero. Isso só será possível por meio da eletrificação em massa do setor de transportes, aliada à descarbonização da rede elétrica. As decisões tomadas hoje determinarão se os objetivos de Paris podem ser alcançados ou não e se outras áreas poderão evoluir no mesmo ritmo.

Carros e ônibus elétricos adicionarão apenas 6% à demanda global de eletricidade até 2040, enquanto a mudança de veículos convencionais para elétricos deslocará 7,3 milhões de barris de combustível por dia para transporte, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance. Mesmo em mercados que hoje são pequenos, os governos devem começar a se preparar para uma indústria que deverá crescer rapidamente na próxima década. Cadeias de abastecimento locais, prestadores de serviços e empresas de transporte público terão que se adaptar à nova tecnologia para se manterem competitivos.

Espera-se que os próximos anos tragam regulamentações rígidas para as emissões de CO2, o que pode levar ao desaparecimento gradual, no médio prazo, dos veículos de combustão interna (ICE) e ao surgimento de um portfólio diversificado de automóveis eletrificados. Atualmente, a solução mais imediata parece ser a adoção de veículos híbridos, devido ao longo trajeto do consumidor médio. No entanto, em breve, conforme as tecnologias melhoram e os custos caem, haverá um aumento gradual de uma frota de veículos elétricos puros prevalecendo sobre outras tecnologias na indústria automotiva.

Em 2020, a primeira onda de Covid-19 causou uma queda sem precedentes nas vendas de automóveis, mas também intensificou o apoio da sociedade e dos legisladores em prol de um ambiente mais limpo. Em 2020, as vendas de veículos plug-ins que ficaram em torno de 3,2mi teriam sido maiores, em uma situação normal.

Em 2021, a normalização dos negócios ainda está longe, mas as vendas de EV estão de volta aos trilhos. As entregas de janeiro a junho aumentaram 1,66 milhão de unidades em comparação com 2020. A Bright Consulting estima que, até o final de 2021, 6 milhões de veículos plug-in serão vendidos em todo o mundo.

A onda de veículos elétricos chegará lentamente ao Brasil, que precisa superar vários obstáculos relacionados à regulamentação e infraestrutura antes de fazer a transição da combustão interna para os veículos movidos a eletricidade.

Assim, esta sexta edição do WHITEPAPER DA BRIGHT CONSULTING VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS considera as dificuldades e desafios para o desenvolvimento da cadeia de valor e do mercado de veículos elétricos com particular foco no mercado brasileiro. Ele aumenta o conhecimento sobre as possibilidades e alternativas de desenvolvimento da indústria emergente de EV e aponta como os mercados menos desenvolvidos, como o Brasil, podem potencialmente aumentar sua ligação com essas indústrias. O Brasil possui uma importante vantagem competitiva obtida por meio do etanol gerado da cana-de-açúcar, que abre dois caminhos importantes e não divergentes para nosso país: os híbridos flex (já presentes) e os veículos a célula de combustível com obtenção do hidrogênio através desse combustível renovável.

Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil