ARTIGOS

Publicado em 03/08/2020

Vendas de veículos leves acima de 163 mil unidades em julho confirmam projeções da Bright Consulting

As vendas de 163.083 unidades de veículos leves em julho, 2% acima da nossa previsão para o mês e 32,8% acima de junho, confirmam a assertividade das previsões da Bright Consulting desde o início da pandemia e ratificam nossa visão de que o mercado de automóveis e comerciais leves está em franca recuperação. Esta é uma ótima notícia para o setor automotivo.

As previsões de volumes da Bright Consulting nos tempos de pandemia têm contribuído, nos últimos meses, para o bom planejamento de vendas, da produção e dos estoques em um momento em que previsões de entidades representativas do setor e de outras consultorias continuam mantendo números altamente pessimistas e inconsistentes com a recuperação das vendas após abril.

Usando métodos analíticos e modelos com indicadores que realmente impactam as decisões de compra de veículos no mercado brasileiro, as projeções da Bright Consulting, constantemente veiculadas na mídia e na Newsletter Bright Experience, têm se mantido consistentes e altamente assertivas, ajudando as empresas do setor no seu planejamento estratégico neste momento de tamanha incerteza.

Em particular, o mês de julho, em linha com nossas previsões do Auto Industy Monitor, confirma crescimento de 28,2% acima da média do primeiro semestre, levando o acumulado do ano para 926.425 mil unidades.  É uma indicação real de recuperação da indústria, manifestada em vários desdobramentos, como aumento do mix em São Paulo, onde é usada a maioria dos veículos de locação, aumento do mix de SUV, com equivalente redução de hatchbacks compactos, aumento da participação de vendas PcD e redução da participação de locadoras. São todos fatores intercomunicantes que afetam o resultado da indústria, da mesma forma que o atraso e recuperação dos emplacamentos.

Nossa projeção para o ano continua apontando para um volume de vendas acima de 2 milhões de unidades, o que significa um crescimento consistente durante o segundo semestre. Acreditamos que os últimos meses do ano terão volumes apenas 10% inferiores aos realizados nos meses equivalentes de 2019. Não existe forma de ser diferente, pois, para que projeções mais pessimistas publicadas recentemente se concretizem, as vendas até o final do ano terão que recuar 17% sobre julho.

Bright Consulting não acredita nessa possibilidade e projeta agosto com vendas ao redor de 195 mil unidades e setembro acima de 200 mil unidades.  Caso nossas previsões se confirmem, há chances de que a previsão de 2,35 milhões de veículos vendidos em 2021 seja revisada para cima, resultado esperado por todos do setor.

Toda a sociedade tem interesse numa recuperação mais acelerada da indústria, única forma de evitar que linhas de produção sejam definitivamente fechadas e milhares de empregos de qualidade sejam perdidos. Os meios para financiamento dessa recuperação estão sendo colocados em prática. As empresas continuarão com sua rentabilidade muito comprometida por causa de custos com moeda estrangeira, logística e ociosidade.

Mas, a saída desta crise não virá pelo pessimismo e pela aposta na contenção de volumes em um momento em que o mercado se mostra em franca expansão. Entender os drivers do atual crescimento do mercado é fundamental para que os stakeholders possam focar em ações para a expansão das vendas aos níveis pré-crise.

Cassio Pagliarini
Paulo Cardamone
Bright Consulting

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil

Todos os direitos reservados à Bright Consulting

Desenvolvido por: