AUTOMOTIVERESTART

A nova ordem do setor automotivo pós Covid-19

A pandemia do coronavírus provocou momentos inimagináveis à sociedade em todo o planeta nos últimos meses. Do pânico pelo número avassalador de mortes até a incerteza relacionada à nova configuração do mundo pós-crise.

Países inteiros tiveram sua mobilidade restringida e, na indústria automobilística, as consequências serão multifacetadas a ponto de causar uma reconfiguração do setor, que está diretamente relacionada à forma de como os mercados e as atividades comerciais vão se reestabelecer. O “novo normal” é uma nova história a ser contada.

A Bright Consulting, apoiada por seus consultores e especialistas, decidiu investir na idealização de um projeto – AUTOMOTIVERESTART– que parte de uma perspectiva global e apresentará uma visão sobre o futuro da mobilidade sustentável no Brasil, a qual terá que se adequar à nova ordem econômica e social pós covid-19.

O escopo abrange todo o ciclo de vida do automóvel

Z

Análise de mercado e identificação de novas demandas

Z

Movimentos de mobilidade sob demanda

Z

Desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, eletrificação e maior autonomia dos veículos

Z

Fabricação do veículo e perfil de fornecimento

Z

Comercialização e manutenção

Z

Inspeção veicular e reciclagem

CICLO DE VIDA DO AUTOMÓVEL

Concept Design

Engineering Development

Supply Chain

Manufacturing

Launch

Car life

Service

End of Life

Recycle

São muitas as perguntas estratégicas a serem respondidas no Projeto AUTOMOTIVERESTART

t

Como este setor irá continuar a ser um polo de desenvolvimento no mundo?

t

Como ficarão as empresas e os empregos em toda a cadeia de valor?

t

Como legislar para solucionar os aspectos críticos do trânsito, reduzindo gastos e abrindo oportunidades para investir na modernidade da infraestrutura de transporte?

t

Quais as consequências para o Brasil? Manteremos nossa base produtiva?

t

Qual será o posicionamento político do país na implementação da regulação relacionada à segurança, emissões e eficiência energética para mitigar o aquecimento global?

O Projeto AUTOMOTIVERESTART vai responder a todas estas questões e propor as medidas de gestão que orientem a formulação de um programa de classe mundial para a mobilidade sustentável no Brasil.

artigos

de respeitadas personalidades do setor, debatem o atual momento da cadeia automotiva brasileira e quais as medidas para enfrentar a crise e reiniciar o setor.

White Paper

consolidando o conteúdo completo e as recomendações para medidas de gestão.

Consolidado em

webinar

i

Projeto será entregue

às principais entidades do setor automotivo e ao Governo

ARTIGOS

PROFISSIONAIS PARTICIPANTES

Paulo Cardamone

Paulo Cardamone é graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e tem MBA em Administração Industrial pela Universidadede São Paulo – USP. Atua no setor automobilístico há mais de 40 anos, servindo empresas locais e globais na gestão das áreas de marketing, planejamento estratégico e desenvolvimento de produtos. Trabalha como governo brasileiro desde 2010 e foi o coordenador de projetos relacionados a políticas setoriais.

Membro do Comitê Estratégico Automotivo na AMCHAM, em Campinas/SP, da Society of Automotive Engineers(SAE) e do Conselho Consultivo do ICarros(Itaú-Unibanco).

Murilo Briganti

Murilo Briganti é formado em Engenharia Mecânica pela UNESP-Bauru. Atualmente, é mestrando em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Especialista em tecnologias ADAS, desenvolve estudos de benchmarking da evolução das tecnologias de assistência à dirigibilidade. Responsável pelo desenvolvimento de produtos na Bright Consulting, elaborou projetos de monitoramento de eficiência energética para o programa Inovar-Auto e Rota 2030. Autor de diversos artigos sobre o desenvolvimento tecnológico do setor automobilístico, com destaque para o futuro da eletrificação e autonomiados veículos.

Membro da Society of Automotive Engineers (SAE), do Laboratório de Comunicação Visual – Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP e do Conselho do Brazilian Technology Symposium.

Cassio Pagliarini

Cássio Pagliarini é Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e mestre em marketing pela ESPM. Atua no setor automobilístico a mais de 35 anos com vasta experiencia em planejamento de produto, marketing e vendas.

Com passagem por grandes empresas do setor como Ford em varias posições ate alcançar a de diretor de estratégia de produtos. Como diretor de marketing da Renault do Brasil, desenvolveu o lançamento de Sandero, Logan, Fluence e Duster. Como diretor de marketing, conduziu o start-up da subsidiária brasileira da Hyundai Motor Company, lançando HB20 e Creta, como diretor de marketing.

Paulo Bedran

Paulo Bedran é Graduado em engenharia industrial metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense. Atuou na Companhia Siderúrgica Nacional, nas áreas de P&D e de engenharia de projetos (plano de expansão da siderurgia) e na Albrás Alumínio Brasileiro (CVRD), na área de desenvolvimento regional. Atua no setor automotivo há mais 30 anos, foi formulador de política industrial automotiva – regimes automotivos 1995-99 e Inovar-Auto – e negociador internacional dos acordos de no Governo Federal.

Desenvolve atualmente atividades de consultoria, voltadas ao marco regulatório, à facilitação de negócios (internacionais) e à defesa de interesses comerciais.

Ricardo Abreu

Ricardo Abreu é formado em Engenharia Mecânica com especializações internacionais na área de motores de combustão interna. Foi professor de Energética e Máquinas Térmicas na FEI, UMC, IEEP, USJ, de 1980 a 1986; engenheiro de pesquisa do Projeto Metano, da CESP/IMT, de 1978 a 1983. Atualmente é doutorando em Bioenergia na Unicamp. Há 40 anos no setor automotivo foi o de vice-presidente mundial de desenvolvimento de componentes de motores da Mahle, de 2008 a 2015. Foi gerente de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz.

Sócio fundador e membro do conselho da AEAe representante da Anfavea na elaboração do Proconve para veículos pesados em 1986. Foi representante do Sindipeças no G3 (Grupo 3) na elaboração do Rota 2030 e é membro do AAE (Agriculture/Auto/Ethanol) nos Estados Unidos.

Luiz Vicente F. de Mello

Luiz Vicente é formado em Engenharia Mecânica e Administração pelo Mackenziec om Mestrado em Engenharia Automotiva pela Escola  Politécnica da USP. Atua há mais de 20 anos na indústria automobilística, com experiência em empresas multinacionais e coordenação das áreas de Engenharia de Produtoe Serviços e Pós-Venda, participou ativamente do desenvolvimento da Controlar, empresa pioneira na inspeção veicular ambiental na cidade de SãoPaulo, como gerente técnico de unidades produtivas de serviços.

Professor da Escola de Engenharia e Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenando cursos e ministrando aulas para o curso de Engenharia de Produção.

Ricardo Munerato

Ricardo Munerato é graduado em Engenharia Automobilística pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, sendo especialista em liderança administrativa, desenvolvimento de produto avançado e gerenciamento de projetos. Atua no setor automobilístico há mais de 41 anos, servindo montadoras globais na gestão das áreas de projeto, desenvolvimento, gerenciamento e implementação de novos produtos e conceitos, abrangendo diversossegmentos, desde veículos de passageiros e seus derivativos, a comerciais leves, médiose pesados.

Membro sênior da SAE Brasil, foi Diretor da Seção Regional Bahia por três períodos consecutivos, de 2011 a 2014, disseminando os princípios que regem a SAE Brasil e fundamentando sua presença na região.

Alexandre Ayres

Alexandre Aures é mestre em Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presta consultoria em planejamento estratégico, inteligência competitiva há mais de 25 anos, atendendo empresas privadas, associações e governos. Tem uma vasta experiência em análise de mercado, principalmente no desenvolvimento de projetos de geomarketing e análise de demanda para apoiar a expansão da rede para as principais montadoras.

Desenvolveu projetos em Cenários Futuros para mais de 30 organizações globais, incluindo escritórios governamentais, fundações e associações.

Adilson Mirante

Adilson Mirante é sócio fundador de várias empresas de RH, atualmente Diretor Presidente da M1 CONSULTORIA MULTIMARCAS, englobando 4 negócios distintos: Divisão M1 Recolocação exclusivamente para alta gerência; Divisão M1 Coaching e Treinamento Executivo, com metodologia exclusiva de Humanização; Divisão M1 Interim Management e Divisão T1 Tecnologia e Serviços, transformação digital e TI. Há 27 anos atendendo a indústria de transformação e de serviços em todo o país, notadamente no Eixo Campinas / Estado de São Paulo.

Executivo de RH durante 20 anos, atuando em multinacionais classe mundial, fabricantes de bens de consumo não duráveis e semi-duráveis. Negociador profissional patronal, atuando durante 10 anos em negociações estaduais em vários segmentos.

Joaquim Seabra

Joaquim Seabra é graduado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, com doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos e pós-doutorado em Biorefinery Analysis pelo National Renewable Energy Laboratory (NREL, EUA). Trabalhou como Pesquisador no grupo de sustentabilidade do Laboratório de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) com pesquisas nas áreas de planejamento energético, bioenergia, Avaliação do Ciclo de Vida, sustentabilidade de sistemas energéticos e balanços de gases de efeito estufa (GEE). É membro do Grupo Técnico RenovaBio.

Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp desde 2010 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Unicamp.

Plinio Nastari

Plinio Nastari é Presidente e CEO da Datagro Consultoria uma das principais empresas de consultoria independente do mundo especializada em mercados agrícolas, atendendo clientes em 41 países desde 1984.

Representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Política Energética do Brasil (CNPE), 2016-2018, redesignado 2019-2020. Economista-chefe em disputas comerciais envolvendo exportação de etanol para os EUA (US ITC) e exportações de açúcar subsidiadas da UE, regime de importação de bananas da UE e regime brasileiro para importação de pneus usados e reformados (OMC). Consultor para energia de biomassa que não seja madeira, para o Conselho Mundial de Energia.

Plinio detém M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola, foi professor de Economia da FGV em S.Paulo no período 1984-2001, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Francisco Nigro

Francisco Nigro iniciou a carreira de engenheiro em 1968 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e como professor da Escola Politécnica da USP em 1970. É presidente do Conselho AEA e tem participado como conselheiro em diversas associações ligadas ao setor automotivo.

Aposentou-se como Diretor do IPT em 2006, mas continua ministrando aulas na Escola Politécnica e participando de projetos de desenvolvimento na área de máquinas, principalmente motores de combustão interna a combustíveis alternativos.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutorado em Mechanical Engineering – University of Waterloo

Eugenio Coelho

Eugenio Coelho é Graduado em engenharia mecânica e de produção pela Universidade Federal de Itajubá e pós graduado em Administração de Empresas e Desenvolvimento de Produtos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 28 anos de experiência na Indústria Automobilística e é diretor executivo da AVL South América. Com extensiva experiência nas áreas de Sistemas de Energia e Desenvolvimento de Produtos.

Responsável por gerenciamento e coordenação de Laboratório de Testes, Projetos, Planejamento e Estratégia de Produtos, Manufatura e Qualidade e Sustentabilidade no Brasil, Inglaterra, Austrália e Aústria, em empresas como Ford Motor Company, Vale e AVL.

Thomas Güntert

Thomas Günter é graduado em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e MBA pela Insper. Possui 12 anos de experencia na Indústria Automotiva e é gerente de desenvolvimento de negócios na AVL South America.

Com experiência em Sistemas de Energia nas áreas de testes veiculares e de motores com concentração em equipamentos e sistemas para desenvolvimento de Powertrain e desenvolvimento de mercado para a mobilidade e energia.

Gonçalo Pereira

Gonçalo Pereira é Professor Titular do Instituto de Biologia/UNICAMP. Engenheiro Agrônomo pela UFBA , Mestre em Genética, Doutor em Genética Molecular , Livre-Docente. Ex-Diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE, Co-Fundador da GranBio e Cientista-Chefe, Pesquisador  CNPq e Conselheiro do Fórum Econômico Mundial para Biotecnologia.

Coordenador do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia para o biênio 2018/2019

Gabriel Branco

Gabriel Murgel Branco – Engenheiro mecânico (Poli/USP), foi superintendente de tecnologia de veículos da CETESB, quando atuou como coordenador do desenvolvimento e implantação do PROCONVE e Fundador da EnvironMentality – Tecnologia com Conceitos Ambientais Ltda

Fabio Branco

Fábio Cardinale Branco – Geólogo e Mestre em sensoriamento remoto orbital (IG/USP), trabalhou em diversos estudos ambientais e na empresa de consultoria JNS.

Fundador da EnvironMentality – Tecnologia com Conceitos Ambientais Ltda

Eugenio Cesare

Eugenio Cesare é Engenheiro Mecânico com pós graduação em Administração de Empresas pela FGV com extensões técnicas e gerenciais pela EPUSP e MIT e formado no programa de conselho de administração pelo IBGC. Possui 36 anos de experiência no setor automotivo em posições de liderança nas empresas Ford, GM, Hyundai e CAOA Montadora, coordenando as atividades ligadas à manufatura e ao lançamento de uma grande gama de produtos.

Eugenio tem larga experiência internacional com treinamento em vários países incluindo Estados Unidos, Argentina, Corea e Inglaterra.

Maria Carolina Grassi

Bióloga com Doutorado em Genética e Biologia Molecular e MBA em Gestão de Negócios. Carreira desenvolvida na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento para a produção de biocombustíveis e bioprodutos.

Atuação em 5 empresas e 1 Laboratório Nacional somando mais de 10 anos de experiência em inovação, novos negócios, mudanças climáticas e sustentabilidade. Autora de importantes artigos na área de bioeconomia e inventora de patentes depositadas e concedidas em diversos países. Atualmente é Líder de Novos Negócios da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) na América Latina e pesquisadora Colaboradora da Unicamp.

Carolina dedica sua carreira profissional a ajudar a alcançar um equilíbrio entre proteção ambiental e crescimento econômico, estabelecendo uma economia circular sustentável e de baixo carbono. 

Realização de
4 webinars que apresentarão as
4 fases do projeto

Entendendo a magnitude

da disruptura do Covid 19

Sustentabilidade

como pilar estratégico

Rota tecnológica

para o futuro

O Restart

da indústria automobilística no Brasil

40 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA

A Bright Consulting traz uma nova visão em inteligência competitiva para o mercado ao incorporar aos seus produtos e serviços metodologias que permitem decisões robustas no novo ambiente de negócio da indústria automobilística.

Ao reunir vivência global a um alto nível de especialização no Brasil e na América do Sul conseguimos traduzir com acuracidade os impactos que os desafios da revolução tecnológica e de consumo trazem para o negócio das empresas.

 A Bright Consulting ancora sua metodologia de trabalho no desenvolvimento de ferramentas digitais que, com maior granularidade, possibilitam a identificação de particularidades do mercado que os modelos padrão em utilização não conseguem reconhecer.

Nosso portfólio de serviços e expertise em mercado, tecnologia e regulatório se alinha à mudança de enfoque da indústria automobilística para mobilidade sustentável e tem se diferenciado na oferta de valor a nossos clientes.

O mercado de veículos leves começa a reagir

Cássio Pagliarini

Eficiência energética e emissões

Paulo Cardamone

Green Deal europeu acelera a mobilidade sustentável

Ricardo Abreu

Office: + 55 19 3397.0175

contato@brightisd.com

Condomínio Centre Ville I
Rua Place Des Vosges, 88, BL. 2,
UN 114, CEP 13105-825
Campinas - SP, Brazil